Perfil Profissional

Poucas pessoas sabem, mas a indústria da moda ocupa o segundo lugar como o setor privado que mais emprega no país. E não me refiro apenas a empregos em lojas de shopping.

Devido o sucesso nos últimos anos e a conquista de espaço no mercado nacional e internacional, muita gente vem destorcendo o nariz e tratando a profissão com a devida seriedade.

A faculdade não é um mar de cores e panos como alguns pensam, e por isso muita gente desiste ao perceber que as matérias não se resumem a “cortar tecidos”.

O Brasil possui o maior número de cursos de graduação em moda e estilismo no mundo. Ao todo, são mais de 40. Isso mostra que, embora ainda haja um preconceito da comunidade acadêmica, com certeza ele está sendo diluído. (J. Braga).

Não existe piso salarial para o profissional de Moda, e os valores variam de acordo com a área e a região do País. Em São Paulo, há uma estima que estagiários recebam entre R$ 600 e R$ 1,5 mil, e recém-formados, de R$ 2.500 a R$ 5.000. (R. Valente).

A indústria de confecção brasileira está ocupando o 4º lugar entre os maiores produtores mundiais, e por isso – deixando de fora todo o glamour das passarelas – o profissional de moda tem que ser muito dinâmico e envolvido com diferentes áreas para conquista um espaço super disputado hoje em dia.

Ana Paula, a APê, cursa design de moda na FUMEC em Minas. Já trabalha na área a algum tempo e fala um pouco como é a vida de uma estudante/profissional da moda.

1. Você e a moda.

Curto moda desde pequena sou daquelas que aprendeu a andar de salto antes de aprender a andar de bicicleta, mas só comecei a trampar com moda aos 15/16, primeiro vendendo roupas numa espécie de bazar, que eu fazia no colégio mesmo. Nessa época eu também confeccionava algumas peças feitas a mão, que eu usava pra ir nas baladinhas e para fazer fotos pro fotolog.

2. Qual área você mas gosta de trabalhar?

Tenho gostado bastante de trabalhar no backstage, adoro fazer produções, styling, pesquisa e coisas do gênero.

3. Profissionalmente, o que lhe motiva e o que lhe aborrece?

Gosto da moda porque não é um assunto estático e não se limita a roupas. Isso me motiva porque sei que posso ir além, é uma profissão onde você pode e deve fazer o inesperado, o novo. Fora que eu sou geminiana, né? Trabalhar com algo entediante seria o fim da picada! Agora o que me aborrece… Acho que o que mais me aborrece é a maneira como as pessoas estão consumindo e interpretando moda. Sinto falta de informação, consciência, acho que um bom exemplo disso é essa última música/clipe da Claudia Leitte, “Famo$a”, onde ela cita marcas de luxo, toma banho de banheira numa suíte caríssima e aparece portando uma dessas it bags. Achei bem fora de contexto, poder aquisitivo e informação têm de caminhar juntos. (e só pra deixar claríssimo-cristalino, não estou falando mal da Claudia Leitte, ela é uma profissional incrível, versátil e tem um vozeirão maravilhoso, não concordei foi com a temática do clipe/música.)

4. Como você vê o futuro da profissão?

Só temos a crescer. Hoje em dia temos ótimas faculdades, cursos, acesso a informação, incentivo político, enfim, quem investir e se dedicar a profissão, com certeza terá uma carreira fantástica, temos tudo a nosso favor.

5. O que te inspira?

Tudo, tipo o Ricky Fitts (Wes Bentley) no Beleza Americana, um saco plástico voa na rua, uma folha cai da árvore e eu já acho que é “the most beautiful thing i’ve ever seen” haha!

6. Um trabalho inesquecível.

A campanha “Create Yourself” para Melissa. Foi meu primeiro trabalho sério com moda e foi uma excelente oportunidade, aprendi muito com todo o processo e ganhei bastante experiência. É uma marca que consumo desde pequena, então foi uma honra participar do projeto.

7. A moda no Brasil.

Adoro moda brasileira! Vou até contar uma historinha de fã, teve uma época que eu estava determinada a fazer um curso de moulage com o Clodovil, cheguei até a redigir um e-mail para ele falando sobre minha admiração e interesse em ser sua “pupila” rs, mas não enviei, pois ainda não tinha muito domínio sobre o assunto e não queria fazer feio na frente de um dos meus ídolos. Enfim, nosso DNA é muito bom, temos muitas pessoas criativas e talentosas no mercado, estamos e vamos continuar sendo muito bem representados.

8 . Moda nacional ou internacional?

Ainda bebemos muito de fontes gringas, mas prefiro a moda brasileira porque sou patriota e porque acho que o brasileiro sempre se destaca em estilo e atitude.

9. Estilo.

Meu cotidiano é bem puxado, acordo cedo, cuido de três cachorros, casa, jardim, estudo, trabalho, então preciso de conforto e de roupas que me dêem mobilidade, porque além de fazer isso tudo, eu ainda faço a pé! rs Costumo usar bastante moletom, leggings, camisetas e regatas. Os pés estão sempre no chão, adoro tênis, sapatilhas e chinelos para dias de extremo calor, não dá pra usar salto e querer ser pedestre em MG, tem montanha por todos os lugares, o que é uma delícia, mas salto nenhum agüenta.

10. Na sua nécessaire?

Tem tudo! Geralmente faço minha maquiagem a caminho do lugar para onde estou indo, então levo tudo comigo compactado numa bolsinha rs Os itens que eu mais uso são corretivo, agora estou usando o mineral da Contém 1g, batom so chaud da MAC, e rímel Dior.

11. Na sua vitrola?

Toca de tudo, mas minhas preferências são rock e música eletrônica, aliás estou totalmente addicted em duas músiquinhas, uma do Totally Enormous Extinct Dinosaurs featuring Louisa, que chama Garden e outra do Flight Facilities featuring Giselle, Crave You. Adoro!

12. Três filmes e três livros.

filmes: Labirinto – Jim Henson.  Amadeus – Milos Forman e Christiane F. – Uli Edel, que eu revi dia desses e continua ótimo. Muita referência.
livros: O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde, Patty Diphusa – Pedro Almodóvar e Crônica de um amor louco – Charles Bukowski
.

13. Você é o que veste ou marca não lhe diz muita coisa?

Acho que muita gente ainda não sabe usar a moda como forma de expressão, por isso o “você é o que você veste” ainda não pode ser aplicado. No meu caso, sou parcialmente o que visto, marca nunca me disse nada, atitude sim.

14. Blogs e a moda.

Visito dezenas de blogs e portais de moda diariamente e admiro demais quem se dispõe e trabalha para abastecer esses veículos, o trabalho dos blogueiros é um dos mais importantes para a moda nos dias de hoje. Infelizmente os blogueiros nem sempre tem o tratamento e o crédito que merecem, mas isso já está em processo de mudança e em breve atingirão outro status na profissão.

15. Para quem está começando.

Informe-se a respeito de TUDO. Moda não é só roupa, tecido e croqui, moda é comportamento, trabalhar com moda é aprender a desenvolver outros sentidos, é saber anteceder, e para anteceder, só lendo e estudando muito o que já foi feito, em que circunstâncias foi feito, e por aí vai.

@dolarface

dolarface.tumblr.com

***

Xêro,

Tÿta Melro

.

5 thoughts on “Perfil Profissional

  1. bruna diz:

    Adorei a entrevista, muito bem feita.
    Adoro a ímpar, ela é maravilhosa.

  2. ceci diz:

    Lindassssssss

    Amei a Apê por aqui, a entrevista foi super completa. Deu pra saber oq faltava

    valeuuuuu

    beijoss

  3. Dona Matilda diz:

    Amigaaa… ameiiiiii a entrevistaaa.. super bacana.. informações completas!! Adorei saber um pouco mais sobre as faculdades de moda… e como o Brasil tah ‘se encaixando’ ness aarea!
    Mtt bom mesmo
    Parabenss!
    Bjao

  4. APê diz:

    Adorei participar, Tyta! Valeu demais pro meu convite!
    Assim que eu fizer um blog decente vamos trocar entrevistas😉
    Muitos beijos e sucesso!
    ;****

  5. Isabella diz:

    Adoreiiiii isso ! Adorei a moça, personalidade sobra aí neh??
    Muito bom =***

Deixe uma Resposta

