Lugar de mulher é na política.

Por: Sandro Regueira

Mulheres bonitas, feias, sutis e indiscretas, sempre foram decisivas na hora de fazer qualquer tipo de coisa acontecer. É claro que essa importância é muito maior do que cozinhar uma pamonha na incrível noite de terça-feira.

As mulheres sempre comandaram, mas como são de fato um tanto“bobas”, conseguiram, mesmo nessa naçãozinha maravilhosa, se sujeitar durante quinhentos e tantos anos à um bando de truculentos safadões adeptos do futebolzinho mixuruca da quarta-feira.

Enquanto as mulheres pensam em ficar bonitas, homens pensam em sexo. Enquanto as mulheres pensam em fazer uma comidinha gostosa, homens pensam em sexo. Mas só nos pensamentos vagos – nós apenas admiramos carros, e é bom deixar isso bem claro.

Onde quero chegar?! Quero chegar na hora em que a bomba explode, o pneu queima, você grita e xinga a véia fofoqueira do apartamento ao lado porque ela te acordou mais uma vez às sete da manhã, ouvindo o som de algum padre da canção nova.

São nesses momentos que vocês reclamam – aliás, que todo mundo reclama – e são nesses momentos que vocês percebem que basta abrir a boca e dizer ao mundo “EU TENHO A FORÇA!”, para que as coisas aconteçam.

O Brasil, hoje, tem cerca de 130 milhões de eleitores. 51,7% destes são mulheres. Enquanto 10 candidatos disputam a representação maior da nossa querida Nação Tupiniquim, as pessoas percebem – mas não percebem – que apenas dois destes possíveis representantes são mulheres. Aliás, um recorde.

Um disparato absurdo como esse, não precisa ser analisado por um novo Karl Marx. Apesar de toda opressão, sempre citada por qualquer movimento feminista que se preze, não é justificável que em plena idade contemporânea, a provável eleição de uma mulher como presidente, seja tratada como uma quebra de Tabu.

Marina Silva sempre foi de esquerda. Sempre, sempre, sempre. Fundou o PT, era radical, de tendências marxistas, vermelha e certamente já apanhou um bocado dos representantes das forças conservadoras do Estado – policiais.

Dilma Rousseff – apesar de ser vista por muitos como uma  qualquer – apadrinhada – sempre foi lutadora, de esquerda, perseguida, vermelha e apanhou um bocado das forças conservadoras do Estado. Foi casada com um militante do Partido Comunista Brasileiro, mas seu partido – até pouco tempo atrás – era trabalhista, não socialista – e a diferença existe.

Marina aprendeu a ler com 17 anos de idade e superou com garra e determinação as dificuldades de ser negra e pobre. Dilma tem, dentro do PT, pouco mais de tempo do que Marina Silva tem fora dele e sempre foi estudante exemplar, destacada, determinada e esforçada.

Marina esteve no governo Lula durante sete anos; Dilma durante oito. Marina foi braço forte do governo, Dilma também. Dilma é, sem dúvidas, uma das administradoras públicas mais eficientes do Brasil, quiçá do mundo – por onde ela passou, deu certo. Marina é uma das figuras mais respeitadas do planeta; sua luta pelo meio-ambiente – moda séria da vez – superou sua trajetória na luta pelo socialismo.

Ambas mulheres e lutadoras. Ambas competentes e responsáveis, talvez, pela continuidade da maior revolução política da história de um país que vem quebrando tabus ao decorrer de uma década fantástica.

Seja para preservar a Amazônia, ou acabar definitivamente com a fome no Brasil – elas são marcos; não por serem mulheres, mas por mostrar para as  tais “bobas” e para os cérebros de “futebol e cerveja”, que lugar de mulher, definitivamente não é em casa, mas aonde quer que elas queiram. 

@sandroregueira



One thought on “Lugar de mulher é na política.

  1. Laurinha diz:

    Como sempre, Tyta, mandando ver!!! Saudades absurda de vcoê, minha amiga de alma, minha irmãzinha do coração!
    Beijos, queridíssima! E, lembre-se sempre: a cada dia me orgulho mais de você, da sua evolução … visível e permanentemente crescentte!
    Amoooooooooooo muitooooooooo e para sempre!!
    Lau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: