Semana Vera Arruda

Ela desenvolvia peças com características marcantes e extremamente nacionalistas. Trabalhava com muitos bordados, fitas, patchwork e pedrarias, era fanática por cores e flores.

“Sempre há um perfume doce no ar”

Vera Arruda foi uma grande estilista que construiu seu nome através de muita influência brasileira. Sempre tão criteriosa, detalhista e comprometida com as suas origens, exprimia em seu trabalho a cultura do nordeste e suas crenças. Devota de iemanjá, alagoana, artesã e artista plástica – Vera saiu de Palmeira dos Índios para São Paulo em busca de fazer história – e fez. Marcou o cenário da moda brasileira como poucos. Na década de 90 foi destaque máximo no Phytoervas Fashion Awards, evento que deu origem ao SPFW.

Foi pioneira na moda folk, lançando tendência e despertando o interesse e a imaginação dos novos estilistas.

“Quero o diferencial, o pessoal, sempre”

Celebridades nacionais como Adriane Galisteu, eram clientes fiéis e fãs de Vera arruda – ter uma peça assinada por ela era indispensável para muitos artistas que se deslumbravam com seu estilo alegre, florido e enfeitado com miçangas.

Sua história de muita perseverança, talento e coragem, inspiram e alimentam o desejo de ir em busca de sonhos reais, ainda que as dificuldades lhe pesem. Uma mulher de um pequeno município, de uma pequena cidade do nordeste do Brasil, ganha o mundo e se destaca exatamente pela essência simples e tipicamente nordestina.

“Não vou me vestir com aquela camisola com bunda de fora, jamais!”

A manifestação de suas raízes nunca deixou de existir e acompanhou Vera arruda até seus últimos momentos – ela resgatou lindamente a identidade nacional nas passarelas, buscando no seu povo a inspiração para o seu trabalho.

Pessoas como Vera Arruda foi, nos faz sentir mais brasileiros e  ter orgulho disso. Nos ensina a valorizar essa estética mais sofrida do que ‘glamourosa’, embora naturalmente rica, de pessoas fortes e criativas – como um dia ela foi.

Por essas e outras que eu tenho orgulho de ser nordestina.

Xêro,

Tyta Melro

.

6 thoughts on “Semana Vera Arruda

  1. Isabella diz:

    Nossa q texto lindo …ela era muito boa neh ?? E tudo q ela fazia era lindo😉
    Bju Tyta adorei

  2. Dona Matilda diz:

    Adoreiii.. não conhecia a Vera e nem seus trabalhos!!! Orgulho dos talentos brasileiros!!!!
    Parabens!!
    Beijooooooo!😀

  3. Mariana diz:

    Lindo o post!!!
    Vera Arruda Diva.
    =*

  4. Adoro quem sabe valorizar nossa cultura! Acho super importante. Outro exemplo foi Zuzu Angel, que costumava trabalhar com rendas brasileiras e bordados.

    Fiz meu projeto final da faculdade de Moda sobre o Mangue Beat. Depois dá uma olhada lá no blog. Adoro a cultura nordestina.🙂

    Beijo,
    Marina

  5. Olá Tyta.
    Adorei a matéria.
    Não conecia a Vera Arruda e nem seu talento com a moda e suas Tendências Nordestinas.
    Acho que isso valoriza muito a nossa cultura nacional e diversificada, tão adorada no mundo.
    Beijos

  6. Eu era um estilista sem traço, Vera Arruda preencheu a minha alma. Pra esse ano em que se completa 08 anos de sua passagem, eu como estilista que sou lancarei minha coleção ” Ave Vera, onde eu busco inspirações na ousadia e no romantismo único de Vera, minha maior influencia e referencia. Até lá. E parabéns pelos posts. Ela merece.

Deixe uma Resposta

