Semana Janis Joplin

Muitos escreveram sobre o dia do rock, (13 de julho) e prestaram lindas homenagens a muitos artistas incríveis. Hoje o meu dia foi dedicado a um ícone. Uma das maiores imagens e da voz mais marcante da história do rock n´roll.

“Eu canto com a minha alma, com o meu corpo, com o meu sexo… Eu canto toda!”

Janis Joplin não liderava nenhuma causa hippie ou feminista. Ao contrário da figura revolta e das ações aventurosas, o seu único interesse era cantar e poder dividir a sua música.

“Algum dia eu ainda irei compor uma música que explique o que é fazer amor com 25.000 pessoas durante um show e depois voltar para casa sozinha.”

Sua influência no blues e sua voz incomparavelmente rouca fizeram uma geração calar diante das canções de amor, rock e “dor de cotovelo”.

Sem dúvida é o som que eu mais ouço, cai perfeitamente bem em qualquer ocasião e salva uma noite.  Como boa parte dos grandes artistas da década de 60, sua história pessoal não causa admiração, contudo, sua carreira foi tão marcante que fica difícil não morrer de paixão pelas suas canções.

”Largue-se e você será muito mais do que jamais sonhou ser.”

A única branca a ter o reconhecimento interpretando blues, com o rock psicodélico fez interpretações inconfundíveis e letras super sensuais.  Janis lançou álbuns maravilhosos com uma sonoridade agressiva e suave que só ela sabia misturar.

Big Brother & the Holding Company

Cheap Thrills

Live at Winterland ’68

I Got Dem Ol’ Kozmic Blues Again Mama!

Pearl

Joplin: In Concert

“Minha música não é para fazer ninguém se rebelar. É para fazer as pessoas quererem trepar.”

Sempre em busca da liberdade dentro e fora dos palcos, ela fez transbordar o melhor do rock n´roll e o traduziu da mais bonita forma.

“Acho que o público gosta de ver seus artistas prediletos sofrendo. Especialmente se forem cantores de blues! ‘Oh… Billie Holliday é Junkie… ela morreu… oh…’ Bem, eu digo que não vou dar esse gostinho à ninguém: estou aqui para me divertir e vou tentar curtir a vida ao máximo.”

Xêro,

Tyta Melro

.

.

Deixe uma Resposta

