Como uma caipira

Na minha opinião, umas das melhores festas do ano é sem duvida a Festa junina. A começar por ser em junho, e as temperaturas mais baixas dão um clima todo especial para as comemorações.  As comidas são sensacionais. A decoração tão peculiar, chega a ser charmosa. Além da característica multicultural – Em cada região brasileira o São João é comemorado de um modo diferente, sendo bem mais forte na região nordeste, onde os estados praticamente param por uma semana.

Coisas que não podem deixar de acontecer nessa época;  A gente sempre entra o mês de julho com uns quilos a mais e um estoque de pamonha no congelador.  Um detalhe importante é a “defumação”, o cabelo fica com um aroma delicioso de fumaça por três dias. Detestamos o barulho das bombas do vizinho, mas ficamos doidas pra fazer igual. Todo mundo sabe que balão é proibido, mas quem não acha lindo no céu?

Eu sempre quero me fantasiar de “matuta”, pintar os dentes de preto e fazer uma quadrilha com os amigos, mas nunca dá certo. E para você, como eu, que adora todo esse clima folclórico, vai algumas dicas de como entrar na atmosfera junina.

Essa é também uma ótima época para você, amiga solteira, fazer sua simpatia para Santo Antônio.

Para arrumar namorado ou marido:

Amarre uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.

Para ser pedida em casamento:

Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque no altar de Santo Antônio. Depois, acenda uma vela de sete dias.

Para saber se irá se casar:

Compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

É quase impossível você não sentir a influência dessa festa nesse mês. Tudo começa a ficar mais colorido e com um cheirinho de milho no final. Tem gente que prefere o carnaval, mas a essência lúdica e até ingênua só tem em junho.

E motivo para forró, idéias para decoração não vai faltar, até porque será um São João edição limitada. Imagina ver os jogos da copa comendo espetinho e milho cozido vai ser uma delicia.

Xêro,

Tyta Melro

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: