Vá para cozinha

Todo mundo gosta de “fazer uma social” num lugar bacana, com pessoas interessantes, som legal, bebida gelada e uns petiscos justos. Adoro quando existe uma tábua de frios com bastante opção de queijos e antepastos, me sinto sinceramente feliz. Acho muito amável ser recebida ou receber pessoas com coisas gostosas e coloridas à mesa.

Nessas ocasiões, aonde não há muita chance de errar, existe um antepasto coringa que faz a felicidade de todo mundo e aprimora qualquer torradinha ou patê de presunto. Me refiro ao delicioso tomate seco (de todos os modos).

Eu tenho verdadeira fascinação por eles, e até um dia desses teria pago R$ 14,50 /kg. Por isso aprendi algumas receitas bem fáceis e deliciosas pra você receber seus amigos e fazer da ocasião, uma mini degustação bem “luxo”.

1ª Receita – Tomates secos. (em conserva)

2 kg de tomates

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de café de sal

azeite

1 colher de sopa de vinagre

1 cabeça de alho grande amassada

orégano ou chimichurri e/ ou pimenta calabresa

Modo de Preparo: Cortar os tomates no sentido do comprimento, retirar as sementes, colocar em forma de pizza grande virados com a parte aberta para cima. Salpicar a mistura de açúcar com sal. Levar a forno baixo (100 graus) por 1 hora. Depois virar os tomates, jogar água acumulada fora, e deixar mais 1 hora no forno, virar novamente e deixar mais 1 hora, esperar esfriar para fazer a conserva. A conserva fazer assim: Esterilizar um vidro médio fervendo e secar. ir alternando tomates, alho e orégano. Depois completar com azeite e o vinagre. Colocar na geladeira. Quanto mais antigo, melhor fica!

Para acompanhar o tomate seco (com as torradinhas), o melhor são os cremes ou patês. Então vamos a 2ª receita que é quase a La haute cuisine.

2ª Receita- Mousse de queijo & geléia de pimentão

Mousse:

1 vidro pequeno de maionese e light 1 lata de creme de leite light 100 gramas de queijo ralado 2 envelopes de gelatina sem sabor (dissolvido como manda a embalagem) 1 pedaço de queijo gorgonzola

Modo de preparo: Bate tudo liquidificador e por ultimo a gelatina já dissolvida, coloque numa forma de pudim com pincelada com azeite e leva à geladeira

Geléia de pimentão: 1 copo 250 ml (requeijão) de açúcar 1 copo vinagre de maçã 4 pimentões grande vermelhos sem sementes e sem polpa. (Não precisa retirar a casca)

Modo de preparo: Bater até virar purê. Misturar os pimentões já batidos com o açúcar. Leve ao fogo e mexer ate formar uma geléia. Espere esfriar.

3ª Receita – Tzatziki

4 pepinos

2 copo(s) de iogurte natural

2 dente(s) de alho

1 colher (sopa) de azeite

páprica picante

azeitona preta

pão sírio

Modo de preparo: Colocar o iogurte em um pano de prato sobre uma peneira para escorrer 2 horas. Descascar e ralar o pepino. Colocar um pouco de sal e deixar descansar 1 hora. Espremer o pepino e reservar o bagaço. Juntar o iogurte, que deverá estar bem firme, o bagaço do pepino, o alho amassado, páprica, sal, se necessário, e o azeite. Misturar e servir salpicado com páprica enfeitado com azeitonas pretas, um filete de azeite e pão sírio.

“Voilá”! Você acaba de subir o nível gastronômico de qualquer encontro básico e rotineiro. Agora é só esperar o fim de semana, ou não, selecionar as melhores músicas e aguardar os inúmeros elogios e “yummis”.

A bebida fica ao seu dispor. Existe um post sobre vinhos que você pode escolher qual deles cairá adequadamente para essas opções.

Todo mundo sabe que o melhor da festa é a produção, eu discordo em parte. Mas caprichar nos pratos, seja os petiscos básicos ou um jantar, eleva bastante a qualidade do acontecimento. Daí o ‘décor’ vai de acordo com o momento, seu gosto, as “realidades” (R$) disponíveis e a sua animação.

Xêro,

Tyta Melro

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: